Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil

Home Fóruns Cuidados Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil

  • Este tópico não tem respostas.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1716

    Em tempos de uma pandemia do porte da Covid-19, os mortos costumam ser um número atualizado diariamente pelas autoridades. Um número impessoal, sem passado, sem vínculos familiares ou sociais. Um número de pessoas que morrem solitárias nos hospitais e que não têm sequer direito a um velório ou enterro digno.

    Preocupados com o direito à memória, à verdade, ao luto digno (incluindo a possibilidade de velar e homenagear, ainda que virtualmente, seus mortos) e a eventuais reparações, um grupo de cidadãos e cidadãs, profissionais de diversas áreas e pesquisadores está construindo colaborativamente um Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil.

    Trata-se de uma página do Facebook que busca resgatar todas essas histórias de vida, as circunstâncias da morte sob esta pandemia e, sobretudo, garantir um espaço para respeitosas homenagens, desde já, às vítimas fatais do Covid-19, a partir de seus familiares e amigos.

    Além de atualizar permanentemente a lista de mortos identificados, para que não sejam esquecidos e publicar as homenagens de seus amigos e familiares, o coletivo se propõe a seguir de perto essas ocorrências, apurar eventuais subnotificações (nos vários casos suspeitos), desaparecimentos ou notificações equivocadas. O objetivo é salvaguardar os direitos e garantias fundamentais (da vida à morte) de cada pessoa que venha a sucumbir neste contexto de calamidade.

    Para mais informações sobre o Memorial das Vítimas,  notificação de novos óbitos, envio de homenagens e sugestões, a rede de apoio pode ser contactada via email (memorialcoronabrasil@gmail.com) ou WhatsApp e Telegram para o número 11-93011-3281

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.