Moderação

Home Fóruns Manual do Site Moderação

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #907

    Se você chegou até aqui é porque deseja ajudar a moderar nossos fóruns! Obrigadx!

    Não temos um processo formal para novos moderadores. Estamos convidando pessoas diretamente, mas se você ficou sabendo de outra forma e quer se unir, segue uma descrição de como trabalhamos e o que esperamos de você.

    Expectativas

    O moderador é uma pessoa que tem algum conhecimento e envolvimento com o tema do Fórum, e que pode publicar conteúdos relevantes para o tema e também moderar os conteúdos publicados por outras pessoas dentro do Fórum de forma voluntária.

    O trabalho de moderação é o de zelar pela qualidade do debate, das interações e evitar que conteúdo impróprio seja colocado no site.

    Ferramentas

    O site é construído em WordPress juntamente com o plugin de fóruns bbPress. Não é necessário conhecer essas ferramentas de antemão, mas ter alguma intimidade com elas ou ferramentas similares ajuda bastante. Caso não tenha experiência, dê uma conferida nas documentações do WordPress e do bbPress.

    Esta página da documentação do bbPress explica todas as tarefas comuns que um moderador pode realizar. Está em inglês, portanto caso não entenda, recomendamos que utilize o tradutor do Google (extensões para Chrome e Firefox).

    Além do próprio site utilizamos as seguintes ferramentas para operar o projeto.

    • Grupo do Telegram – onde tudo começou. Mantemos por motivos de histórico e porque muitos preferem acompanhar o status por lá.
    • Grupo do Slack – dê sempre preferência a essa ferramenta. Se for convidar mais pessoas, ao invés de adicionar ao grupo do Telegram, adicione diretamente ao Slack.
    • Google Drive – herdamos a pasta Brasil do Google Drive dos hermanos do frenalacurva.net na Espanha. Continuamos compartilhando documentos e imagens por lá.
    • Trello – Criamos um painel de kanban no Trello para organizar as tarefas de produção do site.

    Primeiros Passos

    Como qualquer outro usuário do site é necessário criar uma conta com email e senha. Além de, é claro, estar ciente dos nossos Termos de Uso. Também é importante que leia nossa página de Perguntas Frequentes.

    Tendo feito isso, entre em contato conosco pelo formulário ou diretamente com um dos moderadores atuais para fornecermos as permissões necessárias e adicionarmos você às ferramentas que usamos para operar o projeto.

    Tarefas de Moderação

    Editar tópicos e respostas

    Os moderadores editarão as postagens quando necessário. Se alguém utilizar linguagem inapropriada, publicar informações particulares (como e-mails ou senhas) ou violar nossos termos de uso, editaremos a postagem. Também podemos editar uma postagem para corrigir erros de digitação que alterem completamente o significado da postagem.

    Mover tópicos

    Os moderadores podem mover tópicos entre fóruns quando notarem que um tópico está no lugar errado ou quando o próprio autor solicitar através do botão de Denunciar.

    Fechar tópicos

    As postagens podem ser fechadas por um moderador se não forem produtivas para a comunidade. Com isso, queremos dizer que, se alguém violar os Termos de Uso (usando os fóruns para polemizar, atacar pessoas etc.), poderemos fechar a publicação para evitar que o debate se intensifique. Também fecharemos as postagens que se distanciarem demais do tópico inicial. Nesses casos, um moderador normalmente explica por que a postagem foi fechada.

    Remover tópicos

    Às vezes, as postagens são arquivadas para ocultá-las do consumo público. Arquivamos postagens que violam os Termos de Uso. Às vezes, isso é feito sem aviso prévio. Às vezes, as postagens também são removidas porque um usuário foi advertido anteriormente para não fazer algo (como publicar spam) e o fez novamente. Nós sempre excluímos spam.

    Tentamos não excluir postagens úteis, mas se houver problemas legais ou casos de assédio, podemos fazer isso para proteger as pessoas envolvidas.

    Spam e abuso

    Usuários podem denunciar uma postagem usando o botão “Denunciar” encontrado na barra de ferramentas de todas as postagens do fórum. Isso alerta os moderadores que sua atenção é necessária.

    Sempre que for moderar confira a aba de Denúncia na interface de administração dos Tópicos para se certificar se há necessidade de intervir.

    Consolidar e corrigir tags

    Temos uma política de tags, mas nem sempre as pessoas a seguem. Sempre que tiver tempo, confira as tags pelo admin do site e corrija as tags de acordo com nossa política.

    Também é importante adicionar tags aos tópicos que não possuem as tags de localidade ou tags web no caso de iniciativas de cunho virtual.

    Geolocalizar

    Somente os moderadores podem geolocalizar os tópicos pelo painel do WordPress, pois esta opção ainda não está disponível para participantes. Confira os tópicos mais recentes em Painel wp-admin > Tópicos e adicione a localização. Quando encerrar, entre no canal #moderação do Slack e avise até qual tópico você localizou. Ex:

    Localizei até “Título do Tópico””

    Dúvidas sobre moderação

    Se tiver dúvidas sobre a moderação, pergunte no canal #moderação no nosso Grupo do Slack.

    Reuniões virtuais

    Todos os sábados às 11h de Brasília realizamos uma reunião via Jitsi.

    Reuniões extraordinárias podem ocorrer às 20h de Brasília.

    • Este tópico foi modificado 1 ano, 3 meses atrás por Cátia Kitahara.
    • Este tópico foi modificado 1 ano, 3 meses atrás por Cátia Kitahara.
    • Este tópico foi modificado 1 ano, 3 meses atrás por Cátia Kitahara.
    • Este tópico foi modificado 1 ano, 3 meses atrás por Cátia Kitahara.
    • Este tópico foi modificado 1 ano, 3 meses atrás por Cátia Kitahara.
    • Este tópico foi modificado 1 ano, 2 meses atrás por Cátia Kitahara. Motivo: Atualizei o horário de nossas reuniões e adicionei o parágrafo sobre tags e dúvidas
    • Este tópico foi modificado 1 ano, 1 mês atrás por Cátia Kitahara.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O tópico ‘Moderação’ está fechado para novas respostas.