Observatório do CEMI – COVID 19 (UNICAMP)

Home Fóruns Ciência e Tecnologia Aberta Divulgação científica Observatório do CEMI – COVID 19 (UNICAMP)

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1822

    https://cemiunicamp.com.br/observatorio-covid-19/

    A pandemia do novo coronavírus encerra desafios de toda ordem. Em um período muito curto de tempo, o que parecia inicialmente impossível sucedeu: a interrupção de fluxos populacionais por meio de medidas de isolamento social, da suspensão de meios de transporte e do recrudescimento nos controles de fronteiras. Mas o vírus, que não conhece fronteiras, continuou a se espalhar. O centro da epidemia, inicialmente restrito à região de Wuhan na China, passou para a Europa e chegou aos Estados Unidos.

    A pandemia se estende agora para a América Latina, Caribe, África e Oriente Próximo. Diante da doença sobre a qual muito pouco se sabe, os números se multiplicam rapidamente. São sem dúvida alarmantes e balizam políticas de vigilância e controle por toda parte, ainda que sabidamente imprecisos. A subnotificação é a norma, a excepcionalidade e a imprevisibilidade se impõem. Em tempos de emergência e protocolos de ação, a complexidade da experiência social não deve ser ignorada. Sem respeitar padrões, e escapando aos dados estatísticos, as sociedades respondem em meio às suas desigualdades brutais, criam métricas locais, se reinventam e adaptam tecnologias, criando proximidades e elaborando distanciamentos.

    Devemos levar em conta as ambiguidades e a articulação das diferentes lógicas sociais colocadas em jogo em torno dessas operações, nas quais atores heterogêneos se relacionam em uma dinâmica de cooperação e confronto. Assim, o Observatório do CEMI – COVID 19 pretende reunir relatos e notícias de distintas partes do mundo, com destaque para o cotidiano da pandemia, a dinâmica de negociação dos diferentes saberes e estratégias em cada contexto e a reação das instituições locais mais diversas, que resistem às consequências da doença e dos próprios esforços para conter o seu avanço. Campinas, 26 de março de 2020.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.