/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/F/P/zH1XJnQqyIkFBPIgq8UA/mapa-covid.jpg)
http://polimap.org
O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar (THL), da Finlândia, coordenado por Sebastián Peña, lançou no final de abril uma plataforma internacional de mapeamento das políticas públicas que os diferentes países têm empreendido no combate à pandemia do novo coronavírus. Trata-se de uma plataforma aberta, transnacional e multidisciplinar.
A PoliMap é resultado da iniciativa de mais de 50 pesquisadores de vários países. No Brasil, a professora Fernanda Cimini, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, está coordenando a inserção das informações relativas ao país no banco de dados da plataforma. Com o auxílio de estudantes da universidade, ela já conseguiu mapear e inserir as principais medidas tomadas até o momento pelo governo federal.
Os pesquisadores envolvidos na fundação da plataforma também produziram coletivamente um artigo em preprint (ainda não revisado por pares), por meio do qual estabelecem uma proposta de taxonomia (ou seja, um sistema de nomenclatura, descrição e classificação científica) para que se possa mapear e comparar com objetividade as respostas políticas que os diferentes países estão oferecendo para a pandemia. Esse artigo foi enviado para a Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser publicado como boletim informativo da instituição, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Fontes:
https://ufmg.br/comunicacao/noticias/coletivo-de-cientistas-lanca-plataforma-de-mapeamento-de-politicas-publicas-contra-a-covid-19
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/04/28/plataforma-mundial-de-mapeamento-de-politicas-publicas-contra-a-covid-19-tem-coordenacao-de-mineira.ghtml