Se o Brasil fosse governado por uma mulher, o gerenciamento da crise seria mais eficiente?

Home Fóruns Gênero Se o Brasil fosse governado por uma mulher, o gerenciamento da crise seria mais eficiente?

  • Este tópico não tem respostas.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1993

    Ser governado por uma mulher faz diferença, independente da ideologia/programa de governo? É melhor ser governado por uma mulher conservadora, como Angela Merkel, ou por homens progressistas, como a coalizão comandada pelo socialista Pedro Sanches (PSOE) e por Pablo Iglesias, do Podemos, na Espanha? Nos últimos dias, alguns países governados por mulheres ganharam destaque na mídia por serem os que melhor estão gerenciando a crise provocada pela Covid-19. São elas a alemã Angela Merckel, Jacinda Ardern, da Nova Zelândia, Tsai Ing-wen, de Taiwan, Katrín Jakobsdóttir, da Islândia, Mette Frederiksen, da Dinamarca, Sanna Marin, da Finlândia, e Erna Solberg, da  Noruega.

    Todas têm em comum a rapidez e a eficiência das medidas tomadas e o baixo índice de mortes de seus países – a Alemanha é o único destes com alto índice de contágios, sendo o quarto do mundo, atrás de Estados Unidos, Espanha e Itália, mas seu número de mortos é baixíssimo se comparado com os demais. Foram estes os países que primeiro – e antecipadamente – adotaram as medidas de proteção recomendadas pelos cientistas: testar o mais número possível de cidadãos, isolamento dos contagiados e confinamento social para evitar que o vírus se espalhe.

    Levando em conta que os exemplos – Alemanha, Nova Zelândia, Taiwan, Islândia, Dinamarca e Noruega – são de países ricos, com sistemas de saúde de alto nível (o da Alemanha é considerado um dos melhores do mundo), cabe atribuir à governança feminina o sucesso da gestão da crise?

    Se entregássemos o poder central do Brasil, da Itália, dos EUA ou da Espanha a mulheres teríamos outra forma de lidar com o problema, menos contaminados, menos mortos e mais medidas de proteção social contra o impacto econômico da crise?

    Nós mulheres pensamos mais nos cuidados, colocando as pessoas no centro, e menos na economia, independente de nossas posições políticas?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.