Como verificar informações e combater as fake news

Home Fóruns Informação Confiável Combate às Fake News Como verificar informações e combater as fake news

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #726

    Além da ciência médica que pode tratar e curar a doença, as principais armas das quais podemos nos munir para impedir a propagação do coronavírus são a informação e o conhecimento verídico. Neste contexto de pandemia, as fake news mostram sua face mais perigosa ao enganar e confundir as pessoas, além de disseminar medo que gera pânico. Portanto, antes de compartilhar e amplificar notícias e informações duvidosas é imprescindível verificá-las.

    Aqui apresentamos alguns recursos que você pode utilizar para se informar corretamente e checar conteúdos duvidosos.

    1. Cuidado com informações e notícias alarmistas que você recebe de amigos ou parentes pelas redes

    A primeira coisa é tomar cuidado com fontes de informações provenientes de pequenos sites e veículos de notícias pouco conhecidos ou então de mensagens circulantes no Whatsapp ou Telegram que não disponham de fontes jornalísticas ou de autoridades confiáveis. Busque informações em sites de órgãos governamentais nacionais oi internacionais como Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, órgãos de pesquisa. Aqui você tem uma lista de sites para consultar. Ou então, em veículos de imprensa conhecidos, pois esses são criteriosos com o que publicam.

    2. Você pode checar a veracidade de informações e notícias recebidas ou encontradas nas redes.

    No dia 25 de março de 2020, uma coalizão de 24 veículos de imprensa brasileiros lançou a Plataforma Comprova em que você pode submeter conteúdos relacionados à pandemia do coronavírus para atestar sua veracidade. Essa coalizão está associada ao International Fact-Checking Network e seus códigos de princípios.

    Os boatos também podem ser enviados por WhatsApp (11 97795-0022).

    Para acompanhar as verificações que serão produzidas, basta acessar o site do projeto e as redes sociais (Twitter e Facebook). Os 24 veículos membros da coalizão também replicarão as verificações em seus canais.

    O Facebook também dispõe de recursos de verificação e detecção de fake news:

    MANTENHA-SE BEM INFORMADO E AJUDE A COMBATER AS FAKE NEWS

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.