Yoga para corpos urbanos

Home Fóruns Cuidados Yoga para corpos urbanos

  • Este tópico não tem respostas.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #2708
    Luanda Vannuchi
    Participante

    Prática situada e heterodoxa de yoga conduzida pelo pesquisador-yogi-bailarino Danilo Patzdorf.

    Toda semana vídeos novos com aulas avulsas postados no canal.

    Para acompanhar o curso na íntegra, é necessário inscrição aqui. Bolsas integrais para todas as pessoas negras e trans, e contribuição consciente para os demais interessados.

    Sobre a prática

    YOGA PARA CORPOS URBANOS é um curso prático-teórico 100% online para pessoas iniciantes ou experientes que buscam autoconhecimento corporal, mental, energético e emocional. Por meio das posturas psicofísicas, exercícios de respiração, meditações guiadas, estudos anatômicos, leituras das filosofias antigas e contemporâneas, investigaremos como cultivar a serenidade e a vitalidade para agirmos no caos urbano, social e político que vivenciamos no Brasil dos últimos anos. Com exercícios de fortalecimento, concentração, equilíbrio e alongamento, além de experiências com outras linguagens somáticas (pilates, eutonia, massagem, dança), nosso objetivo é construir um repertório de técnicas de autocuidado capazes de refrear a ansiedade que bloqueia o fluxo da nossa energia vital, despertando a alegria necessária para uma vida mais equânime nas grandes cidades. Mais do que uma aula clássica, venha preparadx para um sincero estudo de si, do seu corpo, da sua história e da realidade em que vivemos.

    CURRÍCULO do professor:

    @danilopatzdorf é artista, pesquisador, educador e professor de yoga. Interessado em compreender o estatuto do corpo no século XXI, realiza um percurso híbrido sobre a prática e a teoria de diferentes linguagens corporais: dança, massagem, performance, educação e comunicação. Autor do livro “Sobre aquilo que um dia chamaram corpo: corporalidade nas ambiências digitais” (Ed. Letramento, 2019), está realizando um doutorado sobre corpos urbanos e neoliberalismo no programa de Artes Visuais (eca/usp), é Mestre em Comunicação (eca/usp) e Licenciado em Artes Visuais (eca/usp). Em 2017, formou-se como Instrutor de Yoga (500 horas) pela Sociedade Brasileira de Yoga Integral e em 2018 concluiu a formação livre em Filosofia do Yoga (108 horas) no Instituto Paulista de Sânscrito. Atualmente participa do curso de extensão “Anatomia aplicada ao yoga” da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com Deni Galdeano, mantém estudos em filosofia do yoga com João C. Gonçalves e realiza a “Des-formação em yoga” com Roberto Simões. Idealizou e ministrou o curso “Yoga para corpos urbanos” no Centro Cultural São Paulo (CCSP), um conjunto de 22 aulas gratuitas realizadas entre junho e novembro de 2019 que reuniu mais de 80 pessoas em cada encontro, projeto este aprovado pelo edital “Práticas de cuidado do corpo e da mente”. Em parceria com a fisioterapeuta Isabela Laynes, idealizou e promove o “Massageaço: encontro para aprender e trocar massagem”, o qual já reuniu mais de 200 participantes em ações independentes e institucionais (Sesc Consolação/2019). Como integrante da Cia. Perversos Polimorfos, participou da criação e apresentação do espetáculo Shine (Casa do Povo/2017, Galpão da Prates/2018) e conduziu a residência artística “Dançar para abjurar o corpo” (CRD/2018). Em parceria com a artista Cássia Aranha, concebeu e realizou os projetos em dança e realidade aumentada “Vedrusca [a ilha]” (Sesc Av. Paulista/2019), “Criatura invisível” (Sesc Ipiranga/2018) e “Corpo in(visível)” (CCSP/2015).

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.