Categorias
Geral

Laboratório de Emergência | COVID 19 Reconfigurando o futuro

  1. Introdução
    Que tal se juntar a pessoas que acreditam na colaboração e na inovação para enfrentar os impactos da pandemia da COVID–19? Em tempos de instabilidade política e de vulnerabilidade socioambiental e cultural, que tal construir soluções para sua cidade, bairro ou comunidade? Que futuro estava sendo reservado para nós antes da pandemia e que futuro será possível agora?

    Essa chamada é dirigida a grupos ou indivíduos que já tenham um projeto colaborativo ou que querem criar iniciativas colaborativas para serem desenvolvidas em um Laboratório de Emergência, um espaço virtual de desenvolvimento estratégico, onde seu projeto será conectado a diferentes recursos e saberes. O lab é realizado virtualmente em quatro fases:

    · Chamada de ideias e propostas: mapeamento de necessidades e coleta de boas propostas para enfrentar a situação atual. Podem ser novas ideias, iniciativas que estão trabalhando em pequena escala, projetos já que estão em andamento e desejam se conectar a outras redes, expandir seu alcance ou aprimorar determinados aspectos do projeto.

    · Seleção: 15 projetos serão selecionados.

    · Chamada de colaborador.s e formação de equipe: o laboratório facilita a conexão de ideias com pessoas que desejam colaborar. Para formar os grupos de trabalho usaremos Telegram ou Whatsapp.

    · Desenvolvimento colaborativo de um protótipo: estruturação e
    execução do projeto ou avanço da iniciativa já existente. Plantão com mentoras/es de diferentes áreas e amparo de técnic.s Ajuda de custo para compra de materiais e outras necessidades de cada projeto.

    · Compartilhamento de resultados: as equipes deverão documentar o processo de trabalho e compartilhar (em um vídeo) os resultados da experiência, a possível continuidade e a implementação do projeto.

    Esta chamada é dirigida a qualquer pessoa ou grupo interessado em apresentar propostas dentro das áreas temáticas abaixo, sobretudo para projetos partindo de, e voltadas para, periferias rurais e urbanas.

    Independentemente do nível de treinamento, especialização ou experiência dos proponentes, os projetos serão desenvolvidos de forma colaborativa por equipes multidisciplinares, formados por artistas, cientistas, profissionais de tecnologia, comunicadores, lideranças comunitárias e quem mais quiser colaborar.

    Assim que a proposta for selecionada e publicada na plataforma, as/os colaboradoras/es se inscreverão para participar voluntariamente, por meio de uma segunda chamada.

    Além das/dos colaboradoras/es, cada projeto poderá recorrer a:

    ● Técnicas/os, com dedicação exclusiva para o projeto.
    A se definir segundo as demandas do projeto indicadas no formulário. (Como exemplo um(a) desenvolvedor(a) web).
    ● Mentorias.
    De até 3 profissionais que devem ser escolhidos a partir da lista de parceiros divulgada em anexo e no formulário de inscrição.
    ● Ajuda de custo com assinatura de plataformas, compra de domínio, impressão em gráfica, papelaria, componentes eletrônicos ….. ou outros materiais necessários para desenvolvimento do projeto custeados pelo laboratório de emergência. A lista de necessidades deverá ser indicada no formulário de inscrição para que nossa equipe possa avaliar o que o laboratório poderá custear.

    Áreas temáticas

    Procuramos projetos que se relacionem e procurem soluções para os impactos causados pela COVID–19.Podem ser projetos de ciência, saúde e tecnologia; divulgação e comunicação científica; Arte e sociedade; Redes solidárias para pequenos agricultores,
    comunidades bairros; Recursos educacionais e inclusão digital.
  2. Apresentação de propostas:
    Envie sua proposta através do formulário diponibilizado neste link:
    https://forms.gle/yPmwQ5iTxYxbNnPRA.
  3. Seleção dos projetos:
    Serão selecionados 15 projetos por uma equipe formada por representantes da Silo e do Instituto Procomum.

    Critérios de seleção:
    . Adequação ao tema da chamada
    . Alinhamento do projeto a ao menos uma das áreas temáticas apontadas acima
    . Projetos com grande potencial de replicabilidade, que possam ser reproduzidos e aplicados em outros lugares. O Laboratório de Emergência busca que os projetos atinjam o maior número possível de pessoas. Como tal, eles devem trabalhar com licenças livres, sob uma lógica aberta e participativa que permita sua replicação e adaptação a outros contextos.
    . Priorizaremos projetos partindo de, ou voltados para, periferias rurais e urbanas.
  4. Desenvolvimento das propostas:
    Os projetos serão autogeridos a partir de grupos de Whatsapp ou Telegram.

    Propomos um calendário indicativo para o desenvolvimento estratégico de projetos:

    Calendário do Laboratório de Emergência
    · Chamada de idéias e propostas 05.06 a 08.06 | 6ª a 2ª feira
    · Seleção e projetos 09.06 e 10.06 | 3ª e 4ª feira
    · Chamada de colaboradores 11.06 a 13.06 | 5ª feira a sábado
    · Estruturação de equipes 14.06 | Domingo
    · Laboratório 15.06 a 19.06 | 2ª a 6ª feira
    · Entrega da documentação * 19.06 | 6ª feira
    · Apresentação 20.06 a 21.06 | Sábado e domingo
    · Divulgação dos projetos no site 22.06 | 2ª feira
  • Sobre a documentação: Para facilitar a replicabilidade dos projetos, todo o processo deve ser documentado. Criamos um guia para facilitar e orientar esta documentação.

Por Bia Martins

Jornalista e pesquisadora de tecnologias livres, produção colaborativa e ciência cidadã. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Editora do site Em Rede :
www.em-rede.com