Categorias
Geral

Laboratório de Emergência – COVID 19

Que tal se juntar a pessoas que acreditam na colaboração e na inovação para enfrentar essa epidemia? Que tal efetivamente ajudar a construir soluções?

SILO ARTE E LATITUDE RURAL junto a AMEREKDATALABEFRENA LA CURVAGAMBIOLOGIAGÊNERO E NÚMEROHORTA INTELIGENTELAB INVENTALAB PROCOMUMMEDIALAB UFRJMUSEU DA MANTIQUEIRAOLABIPRETALABSEGURA A ONDATRAMADORA, apresenta o Laboratório de Emergência, focado em iniciativas que pensam soluções frente a pandemia da COVID 19 para periferias e áreas rurais.

Realizado por meio de chamadas abertas para projetos e colaboradores, o Lab busca soluções de enfrentamento ao coronavírus sobretudo nas periferias. A função do Lab é conectar as ideias com um número grande de colaboradores, fazer a divulgação dessas iniciativas, ajudar na estruturação delas para que possam ser replicáveis e ainda oferecer plantões, uma espécie de mentoria em diversas áreas. O Laboratório de Emergência é um evento realizado totalmente online, por meio de grupos de trabalhos autogeridos, usando plataformas de chat, vídeo chamada, áudio e streaming.

O lab se desenrola durante cinco dias de trabalho remoto, em grupos multidisciplinares, formados por artistas, cientistas, profissionais de tecnologia, comunicadores, lideranças comunitárias e quem mais quiser colaborar.

O Laboratório de Emergência é uma proposta colaborativa que busca que os projetos e soluções gerados atinjam o maior número possível de pessoas. Para tal eles trabalham sob a lógica participativa usando de licenças livres que permitam replicação e adaptação dos projetos a outros contextos.

Conheça, no site da Silo, outros laboratórios que realizamos: Interactivos. Esta chamada foi inspirada na Convocatória do Laboratório Cidadão Distribuído Frena La Curva, realizado em março deste ano na Espanha.

Clique aqui para conferir os projetos que estão sendo desenvolvidos até o próximo 1º de maio.

Por Bia Martins

Jornalista e pesquisadora de tecnologias livres, produção colaborativa e ciência cidadã. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Editora do site Em Rede :
www.em-rede.com