Categorias
Geral

LigAção do Bem

Um grupo de professores da rede pública de Educação Básica tem o sonho de que todos os alunos do Brasil se sintam cuidados e acolhidos, mesmo dentro de suas casas, isolados. Se você acompanha a rotina de qualquer professor, sabe que a escola não parou – e também que os desafios impostos pelo isolamento social vão muito além da distância física, principalmente no âmbito do bem-estar do aluno. 

O LigAção do Bem é um projeto que surgiu da vontade de estar lá pelos alunos e diminuir, por meio do afeto e de uma ação descomplicada, os impactos desse período sobre a escola e a desigualdade social que a assola. O site, ligacaodobem.com.br, que oferece suporte para ação do professor que compartilha desses ideais, já teve acessos em mais de 300 cidades, em todos os estados do Brasil.

Esse grupo de professores temia que os estudantes brasileiros seguissem os padrões registrados em eventos que causam afastamento da escola por muito tempo, como as secas: altos índices de evasão e aumento da fenda social que separa aqueles que têm muito daqueles que têm pouco. Decidiram então concentrar seus esforços em oferecer uma alternativa a esse cenário. E, sentindo na pele a sobrecarga sob os professor nesse momento, eles propõem uma ação descomplicada, mas com grande poder de impacto: faça uma ligação, se reconecte com seu aluno. 

O LigAção do Bem convida estudantes e educadores a um momento de conexão não recorrente, por meio de uma ligação telefônica descontraída. Por que não bater um papo com um aluno, durante mais ou menos 20 minutos, sem abordar assuntos acadêmicos, falando da vida como se vocês tivessem se encontrado no corredor da escola? 

            Especialistas afirmam que a voz é capaz de humanizar o contato e reacender a cumplicidade construída nos momentos de sala de aula, trazendo enorme sensação de bem-estar para as duas pontas. Essa ressignificação e retomada da conexão aluno-professor é, também, uma forma de fazer com que o jovem se sinta cuidado, e entenda que a comunidade escolar sente sua falta, e queira continuar fazendo parte dela. Só que ideia boa de verdade não deixa ninguém de fora: a opção de fazer ligações telefônicas buscar não excluir os que têm menos acesso a ferramentas, já que pesquisas mostram que 92% dos lares brasileiros têm pelo menos 1 celular. Para participar, basta querer. E aqueles que já fizeram a ligação confirmam seus benefícios. “A LigAção do Bem me lembrou o quanto estar em sala de aula me faz bem”, conta uma professora da rede pública do Maranhão. “Consegui ver que esse contato que a sala de aula proporciona faz muita falta também para os nossos alunos”.

Por Chris Metzker

Analista de Projetos Sociais Senior na Fundação Telefônica Vivo. Trabalho com o projeto Escolas Conectadas, de formação continuada online de professores da rede pública. Possuo formação em Administração, com habilitação em Marketing, mestrado em Organizações e Recursos Humanos e uma tentativa de doutorado em Gestão do Conhecimento.