Guia de iniciativas cidadãs frente ao coronavírus. Inovação social e resiliência cívica em tempos de pandemia.
Rede cidadã de apoio mútuo e auto-organização contra o #COVID19
A pandemia de coronavírus (COVID-19) nos confronta com um enorme desafio enquanto planeta, país e sociedade. Nessas semanas difíceis, temos que dar o melhor de nós mesmos e apesar da distância física precisamos estar mais próximos do que nunca. Os vírus são combatidos com ciência e conhecimento, mas isso não significa que não possamos contribuir a partir da sociedade civil, de nossas organizações sociais, de nossas empresas ou de nossa própria família, como cidadãos responsáveis.
O conjunto de objetivos é tão amplo e diversificado, as mudanças são tão aceleradas e as condições tão inéditas, que exigem que atuemos todos juntos.
Neste momento, em que se passaram apenas algumas semanas desde os primeiros casos de contágio, centenas de iniciativas espontâneas de solidariedade e demonstrações de resiliência cívica já brotaram mostrando a melhor versão de nossa sociedade: grupos informais de autoajuda, vizinhos que pela primeira vez se oferecem para fazer compras para pessoas idosas, jovens que querem ajudar a cuidar de filhos crianças de trabalhadores que não podem estar em casa, comunidades de fabricantes que tentam apoiar o sistema de saúde com suas inovações, grupos de teatro e música que fazem shows nas redes sociais…
Inspirados pelas mobilizações que começaram na Espanha com a plataforma frenalacurva.net, lançada em 14 de março de 2020, e que passou a articular hubs nos diferentes países da América Latina, um grupo de voluntárixs criaram Segura a Onda para tornar visível, disseminar e multiplicar o impacto de tantas iniciativas que já brotaram e outras que brotarão nos próximos dias. Queremos tornar conhecidas e replicar experiências de iniciativas cidadãs e criar impacto social com isso.
Ajude-nos a dar uma resposta coletiva pensando, sobretudo, naquelas parcelas de pessoas em piores condições nesse momento.
Equipe
Anne ClinioTijucana, pesquisando Ciência Aberta, cadernos abertos de laboratório, dados abertos, Ciência Cidadã e os comuns desde um olhar da ciência da informação.
Bia MartinsJornalista e pesquisadora de tecnologias livres, produção colaborativa e ciência cidadã. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Editora do site Em Rede :
www.em-rede.com
Cátia KitaharaDesigner de interfaces, especializada em WordPress, fundadora da Comunidade Brasileira de WordPress.
Chris MetzkerAnalista de Projetos Sociais Senior na Fundação Telefônica Vivo. Trabalho com o projeto Escolas Conectadas, de formação continuada online de professores da rede pública. Possuo formação em Administração, com habilitação em Marketing, mestrado em Organizações e Recursos Humanos e uma tentativa de doutorado em Gestão do Conhecimento.
Guima SanPesquisador e desenvolvedor de tecnologias abertas na @gypsylab8. Entusiasta dos movimentos Ciência Cidadã, DIYBio, DiWO, OpenSource.
Henrique ParraSociólogo, professor do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp; coordenador do Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento - PimentalabLab; pesquisador da Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e do coletivo Tramadora: https://pimentalab.milharal.org
Leonardo Brawl MárquezAtivista social, urbanista, arquiteto e músico, cofundador do coletivo autônomo de inovação social urbana, TransLAB.URB, que desenvolve projetos de Cocriação & Participação, Pedagogia Urbana e Ativação Urbana, com foco em cartografias, mapeamentos, ocupações, urbanismo hacker, urbanismo tático e placemaking / @brawlix / @translab.urb / translaburb.cc
Leticia CardosoGestora de Políticas Públicas em formação pela EACH/USP e Assistente de Projetos na ponteAponte. Tenho experiência com os temas de inovação na gestão pública, governo aberto e gestão de projetos sociais.
Liliane LerouxProcientista em Artes (Faperj/UERJ), professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FEBF, Socióloga (UFRJ), Doutora em Educação (UERJ) com Pós-doutorado em Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ/FEBF). Criadora e co-coordenadora do NuVISU - Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas (CNPq/UERJ)
Luis Eduardo TavaresCientista social e pesquisador de assuntos relacionados à “Tecnologia, Cultura e Sociedade”.
Malu OliveiraInvestigadora de comuns urbanos, integrante dos coletivos Esta Es Una Plaza, Espacio Vecinal Arganzuela (EVA) e Asamblea Feminista Arganzuela, de Madrid. Jornalista especializada em comunicação pública,
Agradecimentos
Obrigadx por compartilhar:
Twitter: @seguraAondaBR
Instagram: seguraaonda_br
Facebook: Grupo Segura a Onda
Use a hashtag #seguraaonda