Sobre

Guia de iniciativas cidadãs frente ao coronavírus. Inovação social e resiliência cívica em tempos de pandemia.

Rede cidadã de apoio mútuo e auto-organização contra o #COVID19

A pandemia de coronavírus (COVID-19) nos confronta com um enorme desafio enquanto planeta, país e sociedade. Nessas semanas difíceis, temos que dar o melhor de nós mesmos e apesar da distância física precisamos estar mais próximos do que nunca. Os vírus são combatidos com ciência e conhecimento, mas isso não significa que não possamos contribuir a partir da sociedade civil, de nossas organizações sociais, de nossas empresas ou de nossa própria família, como cidadãos responsáveis.

O conjunto de objetivos é tão amplo e diversificado, as mudanças são tão aceleradas e as condições tão inéditas, que exigem que atuemos todos juntos.

Neste momento, em que se passaram apenas algumas semanas desde os primeiros casos de contágio, centenas de iniciativas espontâneas de solidariedade e demonstrações de resiliência cívica já brotaram mostrando a melhor versão de nossa sociedade: grupos informais de autoajuda, vizinhos que pela primeira vez se oferecem para fazer compras para pessoas idosas, jovens que querem ajudar a cuidar de filhos crianças de trabalhadores que não podem estar em casa, comunidades de fabricantes que tentam apoiar o sistema de saúde com suas inovações, grupos de teatro e música que fazem shows nas redes sociais…

Inspirados pelas mobilizações que começaram na Espanha com a plataforma frenalacurva.net, lançada em 14 de março de 2020, e que passou a articular hubs nos diferentes países da América Latina, um grupo de voluntárixs criaram Segura a Onda para tornar visível, disseminar e multiplicar o impacto de tantas iniciativas que já brotaram e outras que brotarão nos próximos dias. Queremos tornar conhecidas e replicar experiências de iniciativas cidadãs e criar impacto social com isso.

Ajude-nos a dar uma resposta coletiva pensando, sobretudo, naquelas parcelas de pessoas em piores condições nesse momento.

Equipe

avatar for Anne ClinioAnne Clinio

Tijucana, pesquisando Ciência Aberta, cadernos abertos de laboratório, dados abertos, Ciência Cidadã e os comuns desde um olhar da ciência da informação.

avatar for Bia MartinsBia Martins

Jornalista e pesquisadora de tecnologias livres, produção colaborativa e ciência cidadã. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Editora do site Em Rede :
www.em-rede.com

avatar for Cátia KitaharaCátia Kitahara

Designer de interfaces, especializada em WordPress, fundadora da Comunidade Brasileira de WordPress.

avatar for Chris MetzkerChris Metzker

Analista de Projetos Sociais Senior na Fundação Telefônica Vivo. Trabalho com o projeto Escolas Conectadas, de formação continuada online de professores da rede pública. Possuo formação em Administração, com habilitação em Marketing, mestrado em Organizações e Recursos Humanos e uma tentativa de doutorado em Gestão do Conhecimento.

avatar for Guima SanGuima San

Pesquisador e desenvolvedor de tecnologias abertas na @gypsylab8. Entusiasta dos movimentos Ciência Cidadã, DIYBio, DiWO, OpenSource.

avatar for Henrique ParraHenrique Parra

Sociólogo, professor do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp; coordenador do Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento - PimentalabLab; pesquisador da Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e do coletivo Tramadora: https://pimentalab.milharal.org

avatar for Juliana de Andrade MeiraJuliana de Andrade Meira

Jardineira, socióloga e pesquisadora da agroecologia

avatar for lanikalanika

Designer

avatar for Leonardo Brawl MárquezLeonardo Brawl Márquez

Ativista social, urbanista, arquiteto e músico, cofundador do coletivo autônomo de inovação social urbana, TransLAB.URB, que desenvolve projetos de Cocriação & Participação, Pedagogia Urbana e Ativação Urbana, com foco em cartografias, mapeamentos, ocupações, urbanismo hacker, urbanismo tático e placemaking / @brawlix / @translab.urb / translaburb.cc

avatar for Leticia CardosoLeticia Cardoso

Gestora de Políticas Públicas em formação pela EACH/USP e Assistente de Projetos na ponteAponte. Tenho experiência com os temas de inovação na gestão pública, governo aberto e gestão de projetos sociais.

avatar for Liliane LerouxLiliane Leroux

Procientista em Artes (Faperj/UERJ), professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FEBF, Socióloga (UFRJ), Doutora em Educação (UERJ) com Pós-doutorado em Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ/FEBF). Criadora e co-coordenadora do NuVISU - Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas (CNPq/UERJ)

avatar for Luis Eduardo TavaresLuis Eduardo Tavares

Cientista social e pesquisador de assuntos relacionados à “Tecnologia, Cultura e Sociedade”.

avatar for Malu OliveiraMalu Oliveira

Investigadora de comuns urbanos, integrante dos coletivos Esta Es Una Plaza, Espacio Vecinal Arganzuela (EVA) e Asamblea Feminista Arganzuela, de Madrid. Jornalista especializada em comunicação pública,

Agradecimentos

Obrigadx por compartilhar:

Twitter: @seguraAondaBR

Instagram: seguraaonda_br

Facebook: Grupo Segura a Onda

Use a hashtag #seguraaonda